Elaboração de
Normas & Procedimentos
Elaboração de
Normas & Procedimentos
É muito comum, encontrar equipes de segurança ou portaria, trabalhando sem nenhum procedimento descrito ou até mesmo com normas elaboradas por diversos comunicados internos antigos de vários departamentos, com datas diversas, encaminhados por gestores que, por muitas vezes, nem estão mais no quadro de colaboradores. Enfim, se perguntar para a equipe, se existe algum procedimento escrito, a informação é quase sempre unânime: "Quando vim trabalhar aqui, já funcionava assim ... " Com isso, é nítido que a equipe está a deriva, ou seja, cada equipe, membro ou turno, trabalha e interpreta de sua própria maneira, não existindo um protocolo unificado, e que provavelmente com isso, acaba gerando sérios transtornos operacionais e riscos diversos. Nestes casos, o consultor de segurança, busca entender os procedimentos necessários para aumentar o nível de segurança, se reúne com os responsáveis pelo empreendimento para regularizarem os procedimentos internos, treina as equipes e encaminha circulares ao público/gestores/departamentos interessados, para que tenham ciência das normas e procedimentos que foram validados pela direção e que estarão em vigor a partir de determinada data.